3 de fevereiro de 2007

Conhecendo nossas futuras profissões

Amigo leitor,

Tenho recebido, desde que criei este blog, muitas perguntas com relação ao curso de graduação em Engenharia de Computação, o que era esperado, obviamente. No entanto, recebi, em maior quantidade ainda, perguntas com relação à profissão do Engenheiro de Computação em si. Em outras palavras, percebi que a dúvida maior, por parte de quem quer conhecer o curso, não é sobre o curso em si, mas sobre o que acontecerá depois do recebimento do diploma. A questão do salário médio, por exemplo, foi a que mais me foi perguntada.

Como pode ser visto no texto meu perfil, ainda sou aluno do 8° semestre do curso - até março, quando começo o 9° e último semestre. Minha formatura, se tudo correr como planejado, fica pra junho ou julho (o calendário das universidades federais tá meio bagunçado por conta da greve do ano passado).

Por isso, tudo o que conheço com relação à profissão em si vem de relatos de amigos ou da leitura de artigos ou notícias publicadas em revistas e sites especializados, além, é claro, da convivência no ambiente acadêmico. Professores e colegas de curso sempre foram ótimas fontes de informação pra mim no decorrer do curso.

Minha intenção no blog tem sido, portanto, tirar as dúvidas não de imediato, mas recebê-las (por comentários nos posts, email, etc), verificar se tenho as respostas e, se não as tiver, procurá-las e postar aqui.

Mas não vejo problema nenhum em abrir este espaço para que pessoas com mais experiência, já formadas, inclusive em outras profissões de alguma forma relacionadas à Engenharia de Computação (como Engenheiros de Telecomunicações ou Analistas de Sistemas, por exemplo), possam colocar aqui pontos que considerem interessantes aos aspirantes, vestibulandos e estudantes de graduação da área.

Gostaria então de fazer uma proposta simples e que acredito que será bastante útil: se você possui formação em Engenharia de Computação ou em profissões relacionadas, e já tem uma idéia de como funciona o mercado de trabalho para esse tipo de profissional; as perspectivas, inclusive salariais; se você conhece empresas e locais de trabalho que sejam bem cogitados na área e que ofereçam estágios, treinamentos, etc; enfim, se você tem qualquer informação que seja de interesse para os leitores do blog, então não só eu, como (principalmente) os leitores do blog ficaremos agradecidos com sua contribuição.

Pode ser um texto simples, informal, publicado em forma de comentário mesmo (há um link para comentar logo abaixo de cada post), ou, se preferir escrever um artigo, pode enviá-lo pra mim por email ( gustavoguedes@gmail.com ) e eu publico em forma de post - só peço para que o email seja enviado com o campo "Assunto" preenchido como "Artigo para o blog" (só pra que eu não confunda com spam, hoax, etc, e exclua sem querer), e que o nome e sobrenome do autor seja informado, para que eu coloque nos créditos.

Boa idéia? Espero que sim! Só vamos saber quando minha caixa de entrada começar a receber artigos e mais artigos de leitores experientes, interessados em compartilhar seus conhecimentos conosco... :)

Agradeço (e aguardo) desde já toda contribuição!

Gustavo Guedes

5 comentários:

  1. Não posso contribuir, mas encorajo a idéia, principalmente porque eu mesma quero saber sobre as mesmas coisas sobre nossa querida engcomp...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo, gostei mesmo! Você escreve muito bem!

    Sucesso!

    Pedro Ivo Lima
    pedroivolima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa curiosidade é grande para nós que fazemos ou para os que farão o curso de Engenharia da Computação. Como o curso é relativamente novo, fica difícil achar gente pra dar tais informações...

    Legal o blog, eu ja tinha passado por aqui antes, quando surgiu o blog...

    Vou aproveitar e assinar o feed!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:04 PM

    Espero comentários sobre essa questão. Se alguém tem uma idéia onde que podemos achar respostas, passa os endereços aqui. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Sensacional! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
    Correia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!

    ResponderExcluir