25 de janeiro de 2007

Chip do tamanho de um glóbulo branco

Dá pra imaginar até onde vai chegar a miniaturização da tecnologia? Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia (UCLA) desenvolveu um chip de memória que pode armazanenar 160 quilobits, num espaço do tamanho de um glóbulo branco do sangue.

Eles não dão muitos detalhes, mas afirmam que o dispositivo possui uma densidade de memória de 100 gigabits por centímetro quadrado, nunca antes alcançada. Também afirmam, no entanto, que o chip só poderá ser produzido comercialmente a partir de 2020. (Que pena!)

Pra se ter uma idéia, um chip de 1 x 1 centímetro com esta densidade de memória seria capaz de guardar 100 gigabits de dados, ou seja, 12,5 Gigabytes (GB). Os maiores pendrives que já vi não ainda não passaram dos 4 GB (bom, posso estar falando bobagem. Neste momento alguma empresa pode estar lançando um pendrive de 10 GB do tamanho da cabeça de um alfinete).

Mas o mais interessante, neste caso, nao é a densidade de bytes do chip em si. O bacana é o fato de ele conseguir funcionar com esse tamanho. Usando-se uma regra de três simples (já que pouca gente sabe quanto mede um glóbulo branco), descobre-se que o chip anunciado pelos cientistas americanos tem uma área cerca de 16 / 10.000.000 de centímetro quadrado. Ou 1,6 milionésimo de centímetro quadrado. Dá pra imaginar o que é isso? :)

Um comentário: