25 de dezembro de 2006

A Engenharia de Computação


Desde que entrei no curso de Engenharia de Computação da UFPA, no primeiro semestre de 2003, tenho ouvido por várias vezes, de amigos ou conhecidos, basicamente três perguntas:

1) Qual a diferença entre a Ciência e a Engenharia "da" Computação?
3) O que um estudante de Engenharia de Computação estuda?
2) O que um Engenheiro de Computação faz?

Tentarei, a seguir, esclarecer essas dúvidas (espero não confundir ainda mais a cabeça do leitor...)

Diferenças?

Na verdade, o mais interessante não é saber as diferenças entre esses dois cursos, mas sim as suas semelhanças...

A Engenharia de Computação (ou "da" Computação) é um curso de graduação cada vez mais conhecido no Brasil, apesar de existir há um tempo relativamente longo (na Unicamp, por exemplo, o curso é ofertado desde 1990).

Sua concepção engloba duas vertentes de conhecimento que, com a evolução dos computadores, passaram a caminhar cada vez mais próximas: a informática e a eletrônica. Na verdade, há muito tempo uma vem precisando da outra; usam-se computadores para projetar circuitos eletrônicos de alta complexidade e, por outro lado, computadores nada mais são do que conjuntos de circuitos eletrônicos trocando impulsos elétricos entre si (falando assim parece até fácil...)

Em termos simples, pode-se dizer que a Engenharia de Computação é uma espécie de mesclagem entre a Engenharia Elétrica e a Ciência da Computação. No entanto, não se deve levar em conta unicamente esse conceito; apesar de abordar assuntos dos dois cursos citados, a Engenharia de Computação é um curso com "identidade própria".

O que um estudante de Engenharia de Computação estuda?

O currículo do curso pode variar de acordo com a instituição, mas geralmente abordará disciplinas matemáticas (como Cálculo, Álgebra Linear, Matemática Discreta, Cálculo Numérico, etc), de eletricidade/eletrônica (Eletricidade básica, Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica, Microprocessadores, etc) e de informática (Algoritmos e Programação, Bancos de Dados, Redes de Computadores, etc).

Nos semestres finais, serão vistas disciplinas que abrangem todas ou várias das áreas de conhecimento estudadas no decorrer do curso. Por exemplo, a disciplina Processamento Digital de Sinais exige conhecimentos em Cálculo, Álgebra Linear, Probabilidade e Processos Estocásticos. Já a Engenharia de Software exige que o aluno tenha conhecimentos de Algoritmos e Programação, Análise e Projeto de Sistemas de Software, Bancos de Dados, entre outras.

Eu poderia citar vários outros exemplos aqui, mas isso tomaria muito espaço do texto - e entediaria o leitor...

O que faz um Engenheiro de Computação?

Em termos de mercado, o Engenheiro de Computação tem ótimas perspectivas. Grandes empresas, como a IBM ou a Lucent Technologies, oferecem vagas de estágio com boas possibilidades de efetivação para estudantes de Engenharia de Computação no Brasil. As universidades também oferecem estágios, além de bolsas de iniciação científica. E, depois de formado, o Engenheiro de Computação poderá atuar em várias áreas, como:

- Telecomunicações;
- Gerência de desenvolvimento de software;
- Administração de bancos de dados;
- Automação e controle;
- E vários outros...

Há ainda a possibilidade de se fazer pós-graduação (mestrado e doutorado), inclusive no exterior. Boas instituições estrangeiras oferecem bolsas de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Computação.

Enfim, o curso de Engenharia de Computação é uma ótima escolha tanto para aqueles que gostam e se interessam por informática, tecnologia, eletrônica, quanto para quem ainda não sabe bem que área seguir mas quer se dar bem no mercado.

No entanto, é bom frisar: gostar da própria profissão é fator essencial para ser um bom profissional.

Portanto, se você está se preparando para entrar na faculdade e ainda está escolhendo que curso irá fazer, não se deixe levar apenas por questões de mercado; o curso é difícil e exige muita dedicação e vontade.

24 comentários:

  1. Anônimo10:58 AM

    Só para completar a resposta do que um engenheiro de computação faz vou citar a explicação do Rafael Marinho pra uma amiga nossa: Pergunta: "o que vocês (eng. de computação) fazem?", resposta: "o que faz um eng.? um engenheiro soluciona problemas. O engenheiro civil, por exemplo, soluciona como realizar construções de prédios, pontes, estradas etc. de acordo com o terreno e outros fatores de onde vai ser a construção, utilizando as técnicas e métodos que ele estudou na universidade. O eng. de computação é semelhante (mudando a área de aplicação). Ele soluciona problemas de telecomunicações, automação, controle, sistema de banco de dados e outros, utilizando as técnicas e métodos computacionais estudados na universidade.

    []'s
    Marcelino

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:31 PM

    Muito bom o texto Gustavo. Realmente esclarecedor. Parabêns.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:48 PM

    Genericamente, Cientista da computação trabalha com softwares que interagem com o usuário e Engenheiro de Computação, além disso, trabalha com softwares que interagem coordenando máquinas(entre máquinas - hardware)...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:13 PM

    Olah! Parabens pela iniciativa, Gustavo! Achei esse texo mto bom, o comentario do Marcelino, citando o Rafael Marinho tb eh excelente. Gostaria soh de complementar esse dito comentário, com os olhos no nosso curso. Das áreas citadas, e ateh de outras tantas, vejo que somente duas são enfatizadas: Automação e Controle de Sistemas Elétricos e Telecomunicações, muito mais essa última. Eu até brinco que o nosso curso deveria se chamar "Engenharia de Soluções Computacionais para os Problemas da Engenharia Elétrica"! ;) Algumas pessoas ateh querem ir pra outras áreas, mas naum veem mtos horizontes (entenda-se: disciplinas optativas). Talvez eu esteja desatualizado e hj em dia jah haja mais opcoes... Me corrijam aih! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tens toda razão... Eu estou no semestre das optativas, e as matérias ofertadas são:

    - Tópicos especiais em telecom
    - Comunicações avançadas
    - Redes móveis
    - Controle II
    - Realidade Virtual
    - Engenharia de Software

    Ou seja, das 6, 3 são de telecom e as outras 3 de outras áreas. Na minha opinião, acho meio "desproporcional", na falta de um termo melhor.

    Por exemplo, meu TCC é na área de reconhecimento de voz, e vi cair por terra meu sonho de cursar alguma matéria de IA mais avançada ainda na graduação :(. Fica pra pós mesmo.

    Acho q o campo é bem mais amplo, mas o curso é relativamente novo e acredito que vai se "ajustar" com o tempo às necessidades do mercado.

    (O q me preocupa às vezes é quando abre chamada de estágio para estudantes de eng. de computação na área de manutenção de computadores e desenvolvimento de planilhas... rsrsrs :)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:09 PM

    vlw aew pela informação eu ainda too no começo vou começa a fazer os cursos o ceft mas eu queria essas informaçoes para saber se é isso mesmo que eu quero ser

    vlw

    ResponderExcluir
  7. Adoreii o blog!
    Queria que vcs me ajudassem!
    Gosto muito de redes , programação , analise e projeto de sistemas!
    O que eu faço,engenharia da computação ou ciências da computação??
    Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse blog!
    Eu estou com muita duvida no momento do que fazer!
    Eu gosto muito da área de analise de sistema, redes , programação....o que eu faço??Ciências ou engenharia??
    bjo...aguardo respostas!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse blog!
    Eu estou com muita duvida no momento do que fazer!
    Eu gosto muito da área de analise de sistema, redes , programação....o que eu faço??Ciências ou engenharia??
    bjo...aguardo respostas!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thaisa!

    Olha, não é tão simples definir se deves fazer ciência ou engenharia da computação baseando-se apenas nesses quesitos que citaste, mas já é uma ajuda. =)

    Pela experiência que eu tenho, acredito que estás mais inclinada a fazer Ciência da Computação, pois na Engenharia não se dá tanta ênfase às disciplinas que vc citou como se dá na Ciência.

    Mas acho que, antes de escolher, é recomendável vc consultar a faculdade onde vai tentar o vestibular e tentar verificar diretamente o currículo dos dois cursos nela. Daí vc pode verificar as disciplinas que são mais enfatizadas em cada um dos cursos e ter uma base melhor pra decidir o curso que vc vai fazer durante os próximo 4 ou 5 anos... :)

    P.s.: Como não tenho seu email, só pude responder por aqui mesmo...

    Abraços!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:16 PM

    Muito boa sua iniciativa,eu estou muito interessado no curso, mas pelo que eu li acabei me iludindo um poco, mas ja que to aqui ja aproveito pra pergunta. Vcs ñ conhecem nem um curso que trabalhem com ambos software(para criação de programas avançados ex: sistemas operacionais) e hadware( muito avançado mesmo ex: criação de microprossesadores)?
    Axo que eu estou me iludindo de mais axando que um curso teria tudo isso, mas vale apena tenta né. Vlw pessoal, aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5:17 PM

    Olá estou com uma dúvida?

    sou Técnico em informática e gostaria de fazer engenharia da computação + não curto programação vcs acham que isso seria um grande impecilio..

    me dou muito bem na parte de hardware,rede e web, se eu fizesse esse curso eu conseguiria ser um destaque no curso.

    meu e-mail é ads_js@hotmail.com

    agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos. Eu trabalho na área de TI, sou formado em tecnólogo em redes de computadores mas tenho uma enorme vontade de cursar a faculdade de eng. da computação. Porém uma dúvida me preocupa. Eu teria, obrigatoriamente que estagiar? Ou minha experiência profissional(redes) já valeria e consequentemente me dispensaria deste estágio? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:37 AM

    Thanks :)
    --
    http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
    для сайта engcomp-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1:57 PM

    Tenho uma dúvida !!! eu amo informática! mas so tenho so conhecimento de montagem e manutenção de micros. Posso entrar nessa área?

    se alguem poder conversar melhor comigo por msn ou email agradesso .

    chriiss_franca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu queria saber se a eng. da computação tem uma matematica muito complexa durante o curso. Eu até gosto de matematica, mais nao muito ecessiva. se puderem me responder... obrigado :D .. meu e-mail : rewindsystem.gp@gmail.com . vlws

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu queria saber se a eng. da computação tem uma matematica muito complexa durante o curso. Eu até gosto de matematica, mais nao muito ecessiva. se puderem me responder... obrigado :D .. meu e-mail : rewindsystem.gp@gmail.com . vlws

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Muito bem explicado! Obrigado pela iniciativa.
    A internet esta cheia de pessoas que falam sem conhecimento. Saber que tudo isso dito vem de um estudante da área, é de se ressaltar!
    Agora estou decidido, vou fazer engenharia da computação (..."é uma ótima escolha tanto para aqueles que gostam e se interessam por informática, tecnologia, eletrônica"..)

    ResponderExcluir
  20. Leandro1:00 PM

    Olá...li seu artigo sobre a engenharia da computação e gostaria de saber se você poderia me indicar apostilas sobre o curso que existam na internet para download. Começarei o curso agora começo de feverereiro mas estou curioso em relação as matérias rsrs. No seu artigo você escreveu que as matérias variam de curso para curso...essas variações são muito grandes ou não? tipo em fisica e quimica 1 q não estou achando apostilas...existe um padrão para todas engenharias nessas disciplinas???
    desde já obrigado....

    ResponderExcluir
  21. Leandro, infelizmente eu não tenho como verificar as apostilas, mas vc acha fácil sim, na internet tem muitos sites bons sobre informática e engenharia da computação. Um deles é o http://www.hardware.com.br/, dá uma espiada lá. Abraços!

    léorondon, o engenheiro de computação pode sim desenvolver não apenas tablets e notebooks, mas qualquer equipamento eletrônico que contenha circuitos computacionais, como câmeras fotográficas, televisores digitais, etc. Normalmente, não é apenas um engenheiro, mas um time, e cada um irá trabalhar numa parte específica do projeto. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Da hora, achei bem elucidativo, mas isso tb muda muito de especialização pra especialização. Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
    Correia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!

    ResponderExcluir
  23. Olá eu gostaria de saber qual a importância socio-econômica da engenharia da computação no mundo e no Brasil.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1:54 PM

    Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do email, lfdsloans@outlook.com. / Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meus negócios e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar abrir caminho como mãe solteira, as coisas não têm sido É fácil comigo, mas com a ajuda do senhor Benjamin, colocar um sorriso no meu rosto enquanto vejo meus negócios se fortalecerem e se expandirem também. para obter ajuda financeira ou passar por dificuldades com os negócios ou desejar iniciar um projeto de negócios, pode cuidar disso e ter a esperança de sair das dificuldades ... Obrigado.

    ResponderExcluir