6 de janeiro de 2007

Características básicas de um computador

Um computador. Claro, ué. Qualquer um sabe o que é, certo? Só muda a linguagem (não a linguagem de programação, mas a falada mesmo). Um adolescente que ouve RBD e não perde Malhação um só dia vai dizer:

- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e que a gente usa pra imprimir os trabalhos da escola.

Um estudante de vestibular vai dizer:

- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e que a gente liga no fio do Velox pra poder pesquisar os assuntos q vão cair no vestibular.

E um engenheiro de computação vai dizer:

- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e eu tô afim de um com 2Gb de RAM, HD de 180Gb, memória cache de 2Mb, processador Athlon 64 com núcleo duplo, placa-mãe off-board com slot pci express 16x, 6 portas usb 2.0, saída de vídeo DVI, placa de rede 10/100/1000, interface Bluetooth, e o gabinete tem que ser preto pra sujar menos.

O fato é que um PC (Personal Computer, ou Computador Pessoal) é um "troço" bem mais sofisticado do que parece.

Um PC geralmente é composto de vários módulos que, trabalhando em conjunto, respondem por tarefas que, aos nossos olhos, parecem simples: acesso à internet, cálculo da folha de pagamentos da empresa, tocar músicas, etc. Os módulos mais conhecidos (e necessários) são:

- Monitor de vídeo
- Teclado
- Mouse
- Computador

Na verdade, "computador" aqui se refere àquela caixa (gabinete) onde a gente encontra, por exemplo, o botão de liga/desliga ou a unidade gravadora de cd's.

O teclado e o mouse, assim como alguns dispositivos que não são essenciais ao funcionamento do PC - como Joystick, Scanner, etc -, são chamados de dispositivos de entrada de dados. Sua função é receber comandos do usuário, na forma de letras e números (teclado) ou movimentos e cliques (mouse) e processá-los, repondendo de forma adequada.

O monitor de vídeo é chamado de dispositivo de saída. (Outros exemplos de dispositivos de saída são a impressora e as caixas de som.) Sua função é mostrar o resultado do processamento dos comandos do usuário para o próprio usuário, na forma de imagens (monitor e impressora), sons (caixas de som), etc.

Simples assim? Nem tanto.

Dentro do computador (aquela caixinha de mais ou menos uns 40 centímetros de altura e que pode ser preta, branca ou bege, e até colorida e com luzinhas!) há um sistema extremamente complexo trabalhando a todo vapor.

É como uma grande fábrica: os comandos do usuário são a matéria-prima, o computador é a fábrica em si e as informações na tela do monitor são o produto final.


Mas como é que o computador funciona por dentro?

Acho que essa pergunta demoraria alguns anos - e milhares de posts - pra ser respondida por completo (isso na melhor das hipóteses).

O funcionamento do computador pode ser explicado de várias formas, mas uma visão simplificada pode facilitar bastante seu entendimento. Vamos começar dividindo um computador em peças menores e explicando-as separadamente; depois a gente junta tudo e vê no que dá...


Placa-mãe

A "placa-mãe" é uma placa na qual são instalados os diversos componentes que trocam informações entre si dentro do computador, como a CPU (Unidade Central de Processamento), as memórias RAM e ROM, as interfaces de teclado e mouse, interfaces serial, paralela e USB, além de encaixes (slots) para a instalação das placas de vídeo, som, modem, entre outras.

As placas-mães podem ser do tipo on-board e off-board. A diferença entre elas é que as placas do tipo on-board possuem embutidas em seus próprios circuitos as placas de vídeo, som, modem e/ou rede. Sua vantagem é o preço mais baixo; no entanto, quando uma dessas placas embutidas (por exemplo, a placa de som) queima ou dá defeito, não há como trocá-la. A única solução neste caso é trocar toda a placa-mãe.


Placas de vídeo, som, rede e modem

As placas de vídeo e som são, basicamente, pequenas placas com circuitos eletrônicos responsáveis por gerar sinais de imagem e som, respectivamente, a partir de dados digitais gerados pelo computador.

A placa de rede recebe e envia dados de e para o computador, a partir de outros computadores ou redes de computadores. No caso dos modems, dados também são enviados e recebidos, mas neste caso eles são MOdulados ou DEModulados (daí o nome "modem") para viajarem através de uma linha telefônica.


CPU - Unidade Central de Processamento

É bastante provável que você já tenha ouvido falar desse termo. Mas ele é muitas vezes usado de forma errada; é comum ver técnicos de grandes lojas de informática usando-o para se referir, na verdade, ao conjunto: placa-mãe / memória / CPU / placas de vídeo,som e rede / drive de CD ou DVD / HD / etc.

Na verdade, a CPU (ou "processador") é um componente eletrônico cuja função é receber dados - para simplificar, vamos assumir que esses dados são simples números - e processá-los. Em outras palavras, a CPU é o cérebro do computador.

"Processar", neste caso, significa manipular esses dados, fazendo operações como somas, multiplicações, divisões, etc. A CPU executa essas operações através de instruções que ela recebe de um programa de computador.

Exemplo: quando você abre o Word para digitar um documento, ele passa a enviar, milhões ou até bilhões de vezes por segundo, instruções para a CPU do seu computador, perguntando que letra o usuário digitou, qual a fonte que ele está usando, qual o tamanho da tabulação, em que página do documento a edição está, etc...

(Todas essas informações são representadas pelo computador em formas de "bits". "bits" são, basicamente, estados elétricos do tipo "ligado/desligado", comumente representados por 1's e 0's. Combinando-se bits, pode-se formar todo tipo de representação numérica e textual possível. Um discussão mais profunda sobre este assunto pode ser tomada em outro artigo.)

Tudo é feito de modo tão rápido que parece ser instantâneo. Voltando ao exemplo do Word, se o você digita a expressão "Olá!" no seu teclado, em fração de fração de fração de segundo ela será enviada para o computador na forma de um conjunto de bits, que será por sua vez processado pela CPU e transformado em informação visual, sendo impresso na tela do seu PC (e, se desejado, na sua impressora) na fonte, tamanho e estilo que escolher.


Memória

Mas onde é que o computador armazena os dados antes e depois de processá-los?

Basicamente, há dois tipos de memória dentro de um computador: a memória volátil e a memória não-volátil.


Memória volátil

A memória volátil consiste, geralmente, numa pequena placa com alguns chips eletrônicos que possuem a capacidade de guardar dados. Ela é chamada de memória volátil porque, assim que o computador é desligado, os dados são perdidos. Ou seja: ela armazena dados apenas enquanto o computador estiver ligado.

A memória volátil é também chamada de memória RAM (Random Access Memory). Ela é utilizada pela CPU para armazenar o estado dos programas que estão sendo executados. Exemplo: você está com o Word aberto e resolve abrir também o Excel, para editar uma planilha de custos para a sua empresa. A CPU terá de pedir para o Word parar de mandar instruções, para que ela possa atender ao Excel. Para não perder informações como o número da página que está sendo editada no momento e o próprio texto digitado, o Word salva essas informações na memória RAM.

Quando você terminar de editar sua planilha e clicar com o mouse na janela do Word, a CPU irá recuperar essas informações da memória RAM e o programa voltará a ser executado a partir do ponto onde parou.


Memória não-volátil

Mas suponha agora que você não tenha terminado de editar seu documento e, por isso, ainda não possa imprimí-lo, mas já esteja muito tarde e você precise desligar o computador e ir dormir. Você então clica no menu "Salvar Documento" do Word. Ao fazer isso, você está pedindo para o Word pegar todas aquelas informações e colocá-las agora não na memória RAM, mas no disco rígido do seu PC. O disco rígido é um tipo de memória não-volátil; ela é assim chamada porque não perde os dados quando o computador é desenergizado.

Quando você ligar o seu PC no dia seguinte e quiser voltar a editar seu documento, bastará indicar ao Word em que arquivo ele foi salvo e ele será aberto exatamente do jeito que você o deixou no dia anterior.

Outro tipo de memória não-volátil é a chamada memória ROM (Read Only Memory). Ela consiste em um chip instalado na placa mãe, e armazena informações de fábrica relacionadas à configuração permanente do seu computador. Ela contém um pequeno programinha que é executado pelo computador no momento em que ele é incializado (boot); esse programa testa, configura e inicializa a placa-mãe e todos os dispositivos internos (placa de vídeo, modem, placa de som, memórias, etc) e externos (teclado, mouse, monitor de vídeo, etc) ligados ao computador. É esse programinha que faz aparecer aquele monte de siglas malucas e informações em inglês toda vez que ligamos o PC.

Memórias ROM não podem ser modificadas; elas têm seus dados gravados antes de saírem da fábrica. No entanto, utiliza-se uma combinação de memória ROM com uma pequena quantidade de memória RAM para que informações que não mudam com frequência (como o fuso-horário ou o modelo de disco rígido instalado) possam ser alteradas se for necessário. Para que as informações da memória RAM não se percam na desenergização do computador, uma pequena bateria recarregável é montada na placa-mãe. Quando o PC é desligado, o chip fica sendo alimentado pela bateria; quando ele é ligado, a bateria é recarregada pela fonte do computador.


Dispositivos de armazenamento removível


Às vezes queremos levar nossos dados conosco, seja para copiá-los para outro computador ou para mantê-los seguros caso sejam confidenciais, por exemplo.

Discos rígidos geralmente são montados dentro do computador, e não são fáceis de se retirar com freqüência. Para esse tipo de situação, dispositivos como gravadores de CD's e DVD's, Pen Drives e drives de disquete são utilizados para armazenamento removível de dados. Quando um CD/DVD/disquete é colocado no drive, ou quando um Pen Drive é plugado na interface USB do computador, esses dispositivos se comportam e são vistos como um disco rígido pelo computador. Após serem retirados, podem ser levados para outros lugares e inseridos/plugados em outros computadores, transportando os dados que neles estejam salvos.


Juntando as peças

Quando juntamos todas essas peças (de forma organizada, é claro), temos um poderoso sistema que pode nos ajudar das mais variadas formas.

Um médico pode utilizar seu computador para armazenar e editar diagnóstigos, prognósticos e informações pessoais de seus pacientes; já um administrador de empresas pode se valer de programas que calculem o balanço financeiro do mês e ainda tirem conclusões, automaticamente, sobre quais despesas devem ser cortadas; crianças e adolescentes podem utilizar o PC para jogos e lazer, mas também podem plugá-lo na Internet e começar a procurar aquela sugestão de leitura que sua mãe precisaria procurar lá do outro lado da cidade.

Enfim, um computador é basicamente uma máquina que nos ajuda a viver. E como ajuda!

10 comentários:

  1. Muito arrumado e informal. Acho que foi isso que eu pedí pra fazeres quando começaste o blog, não foi? Ficou legal :D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:29 PM

    cara vc começou assim como quem nao queria nada meio q curtindo e no fim deu uma aula completa....
    de mais !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:30 PM

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. amigo precisso de ajuda. esttou pesquisando o equipamento e tipo do computador.È possível me ajudar? meu e-mail; nete_djavu@hotmail.com obrigadooooooo.......

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:17 PM

    Eu vou comprar um computador e no que tenho andado a procurar, estou indeciso entre dois que custão o mesmo preço, mas têm processadores e placas gráficas diferentes.
    Com isto, gostava que me pudessem responder , o que é mais importante num computador para jogos. É mais importante o processador ou a placa gráfica ?

    ResponderExcluir
  6. Informações muito precisas. Tirou diversas dúvidas. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Para jogos o essencial tem que ser placa gráfica mas claro que é preciso ter um processador também.

    ResponderExcluir
  8. Para jogos o essencial tem que ser placa gráfica mas claro que é preciso ter um processador também.

    ResponderExcluir
  9. Complicado demais educar filhos nos dias de hoje, pois a internet disponibiliza uma infinidade de possibilidades diferente, por isso uso um aplicativo no celular da minha filha que me permite ver tudo que ela esta acessando, tenho gostado muito do programa. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-chamadas

    ResponderExcluir