3 de dezembro de 2013

Cientistas criam vírus que se espalha pelo som

Cientistas desenvolveram um método de distribuição de softwares maliciosos que dispensa a Internet ou qualquer outro tipo de rede. Os programas são enviados de um computador para o outro através do som.

O malware consegue se apossar do microfone do computador e usar uma frequência inaudível para acionar outra máquina. Nos testes, foi possível transferir senhas e uma pequena quantidade de dados a uma distância de quase 20 metros. Usando repetidores de áudio, entretanto, é possível fazer essa comunicação entre distâncias muito maiores.



As descobertas foram feitas por pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Comunicação, Processamento de Informação e Ergonomia e repercutidas pelo Ars Technica.

Fonte: Olhar Digital

8 comentários:

  1. meu deus olha essa revolução muito fabulosa cientistas Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Reginaldo Gaviolli9:42 AM

    As Ondas de rádio, utilizadas atualmente em comunicação de dados Wi Fi ganharam uma segurança considerável nos últimos anos, entretanto nada impede que essa rede seja quebrada mesmo utilizando criptografia de valores de Bits elevados, a WEP por exemplo deveria ser banida de roteadores caseiros devido a sua extrema fragilidade em quebra de senha, entretanto ainda saem de fabrica com esse padrão...geralmente o consumidor final se utiliza de softwares se configuração automática para a proteção da rede, o que nem sempre é viável,
    Transmissão de vírus por ondas de som, é uma coisa extremamente preocupante para a segurança da informação, uma vez que é quase nulo a quantidade de material acadêmico sobre o assunto (óbvio..ainda em fase de testes)...acredito que hoje em dia, é impossível criar novas tecnologias de comunicação e dados sem antes planejar uma segurança eficaz..
    De toda maneira..é incrível a dimensão que a tecnologia pode alcançar hoje em dia!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Reginaldo. Infelizmente, é impossível atingir uma segurança de 100%, principalmente quando o meio utilizado pra enviar as informações é o ar (rádio ou som), já que não há como ter total certeza da identidade de nossos transmissores e receptores. É uma guerra sem fim: toda vez que novos métodos de criptografia e autenticação são inventados, alguém inventa um contra-método para burlá-lo, e vice-versa :)

    Abraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Oi eu curso eng da computação gosto do blog

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:39 AM

    ola estou procurando um artigo ligado a esse assunto ,, onde eu poderia achar ? abraços

    ResponderExcluir
  6. Vixi, tamo perdido! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
    Correia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:55 PM

    Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do email, lfdsloans@outlook.com. / Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meus negócios e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar abrir caminho como mãe solteira, as coisas não têm sido É fácil comigo, mas com a ajuda do senhor Benjamin, colocar um sorriso no meu rosto enquanto vejo meus negócios se fortalecerem e se expandirem também. para obter ajuda financeira ou passar por dificuldades com os negócios ou desejar iniciar um projeto de negócios, pode cuidar disso e ter a esperança de sair das dificuldades ... Obrigado.

    ResponderExcluir